quarta-feira, 28 de novembro de 2012


Descoberto o fóssil animal mais antigo do mundo

Resto de esponja teria 650 milhões de anos, 70 milhões de anos mais velho do que o recordista animal anterior

por Redação Galileu
Crédito: NewScientist
Cientistas anunciaram a descoberta do fóssil animal mais antigo do mundo. A evidência, descoberta no sul da Austrália, pode indicar que a presença animal é mais antiga do que imaginavam os pesquisadores.
Os restos do que teriam sido esponjas, animais aquáticos simples, têm cerca 650 milhões de anos – 70 milhões de anos mais antigos do que o fóssil animal mais velhos encontrado anteriormente.
As esponjas, com cerca de um centímetro de altura, viviam provavelmente fixas em estromatólitos, rochas calcárias formadas por microrganismos. Elas ficavam a menos de 20 metros de profundidade, e lá filtravam o carbono diluído na água para obter alimentos, segundo informações do Discovery News.
A hipótese do fóssil ser de esponjas vem de seu tamanho, relativamente grande para ser uma bactéria, e assimetria, que não se encaixa em nenhum outro grupo animal. Além disso, é perfurada por pequenos canais, como os das esponjas atuais, para a circulação de água e alimento no interior do animal. Os pesquisadores descartaram a hipótese dos túneis internos terem sido cavados por vermes.
Reconstrução em 3D // NewScientist
A descoberta ajuda pesquisadores com pistas sobre como os animais começaram sua história na Terra. A esponja teria vivido antes do evento hipotético "Terra Bola de Neve", uma glaciação severa que teria ocorrido no planeta há cerca de 635 milhões de anos. O aumento do oxigênio disponível e do carbono orgânico dissolvido, misturados à agitação climática do período pré-glacial podem ser a origem dos primeiros seres vivos no planeta.
As esponjas antigas teriam sobrevivido ao período congelado provavelmente porque estavam perto de áreas vulcânicas. O recordista anterior era o fóssil de organismo rígidoNamacalathus com 550 milhões de anos. Mas, segundo a NewScientist, ainda existe a possibilidade do fóssil ser de um organismo unicelular gigante. Confira também um vídeo que mostra o processo de reconstrução 3D do fóssil.
Temas relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário